Artigo: Parcerias Estratégicas da Fatec de Taquaritinga com Usinas de Cana-de-Açúcar para aplicação de IA na maximização do teor de sacarose

Compartilhe esta notícia:

Por: Marcus Rogério de Oliveira* e *Luciana Aparecida Ferrarezi**

As parcerias estratégicas que estamos estabelecendo com usinas de açúcar e álcool da região representam um marco para a agricultura do interior de São Paulo. Na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, estamos empregando ferramentas de Inteligência Artificial e ciência de dados para realizar análises estatísticas e predições do teor de sacarose, ou ATR da cana-de-açúcar, marcando um compromisso importante com a inovação na produção buscando a maximização do ATR e a redução dos custos.

Especificamente, estamos desenvolvendo e testando modelos de regressão linear e árvores de decisão, entre outros, para correlacionar dados extraídos de imagens multiespectrais de satélite, variáveis edafoclimáticas e tratos culturais com os níveis de ATR medidos em amostras georreferenciadas. Essas técnicas de machine learning geram predições que estimam os teores prováveis de sacarose em diferentes talhões e datas de colheita.

Aplicamos também análises de séries temporais sobre dados históricos de safras passadas para quantificar a influência dos fatores citados anteriormente nos padrões sazonais da sacarose. Os insights extraídos dessas análises estatísticas aprimoram o planejamento agronômico.

Considerando os processos dentro das usinas, estamos iniciando os primeiros passos nas pesquisas que irão empregar simulações de fluidodinâmica computacional para otimizar parâmetros críticos nos processos de moagem e concentração do caldo. Variando condições como velocidade de fluxo, temperatura e pH virtualmente em softwares de simulação, poderemos entender como as configurações industriais podem maximizar a extração e estabilidade da sacarose sem realizar experimentos na planta industrial.

À medida que avançamos, é importante salientar que buscamos o equilíbrio entre a adoção dessas tecnologias e a manutenção dos valores éticos e sustentáveis exigidos pela indústria canavieira. A combinação de conhecimento tradicional com avanços tecnológicos promete impulsionar a sinergia entre academia e agroindústria proporcionando ganhos de produtividade e competitividade. Juntos, a agroindústria e a academia, estamos no caminho certo para um futuro ainda mais promissor e sustentável.

* Marcus Rogério de Oliveira, Professor da Fatec, é mestre em Ciência da Computação pela USP e doutor em Biotecnologia pela UFSCar.

**Luciana Aparecida Ferrarezi é Diretora de Fatec de Taquaritinga. Doutora em Educação Escolar, Mestre em Educação Matemática e Graduada em Matemática pela Unesp e funcionária e professora da Fatec desde 1994.

***Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: